domingo, 5 de junho de 2011

Julgamento de Mubarak e filhos começa em 3 de agosto no Egito

O julgamento do presidente deposto do Egito, Hosni Mubarak, e seus dois filhos terá início em 3 de agosto, divulgou nesta quarta-feira (1º) a agência de notícias oficial egípcia, Mena.
Os três vão ser julgados no tribunal penal do norte do Cairo pelo assassinato de manifestantes e acusações de corrupção.
Mubarak, de 83 anos, e seus filhos Gamal e Ala podem ser sentenciados à morte se condenados pela morte dos manifestantes.
Seus filhos, além de outros 20 nomes do governo Mubarak, estão detidos na prisão de Tora, no Cairo. O ex-presidente está hospitalizado no balneário de Sharm el Sheik, na península do Sinai.
Abusos
Acredita-se que mais de 800 pessoas tenham sido mortas durantes os 18 dias de protestos no Egito, no início do ano, que tiveram como centro a Praça Tahrir, no Cairo, e que levaram à renúncia de Mubarak no dia 11 de fevereiro.

Milhares de ativistas ficaram feridos.
Organização de direitos humanos e pró-democracia acusam as forças de segurança do Egito de terem sido violentas e de terem praticado tortura durante os protestos.
Na terça-feira, integrantes do governo de transição egípcio disseram que Mubarak está muito doente para ser transferido do hospital em Shrm el Sheik para uma prisão.
Ele teve um ataque cardíaco após o início dos interrogatórios que apura as acusações de assassinato e corrupção.
Mubarak já foi multado em US$ 34 milhões por ter ordenado o corte das transmissões de celulares durante o levante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário